(14)
3322.1810
-
(14)
99650-4140
Como você quer ser atendido?

Imobiliaria Shalom    

Imóveis em Ourinhos e região

 

XX - CONHECENDO A ESPANHA

Espanha - Pontevedra - El Rosal

  El Rosal é um município da província de Pontevedra e da diocese de Tui-Vigo, situado na comarca do Baixo Minho, quase na desembocadura do grande rio galego, entre o leste e o Atlântico, avançando rumo a Portugal. Limita, ao Norte, com o fim de Oia; ao Sul com o de A Guarda e o Minho, divisa com Portugal. A Leste, com o de Tominho e a Oeste, com o de A Guarda e o Oceano Atlântico. Em seus 41 quilômetros quadrados de superfície vive uma população de 5.788 habitantes, distribuídos nas paróquias de As Eiras, El Rosal e Tabagón (San Xoán e São Miguel).

Aspectos físicos

  O território deste município tem quatro partes bem diferenciadas. A fundamental e central é um vale baixo e fértil do Rio Carvalhas, afluente do Rio Minho, na qual está assentado o distrito de Santa Mariña do Rosal. A segunda parte compreende as ribanceiras do Minho, onde estão encravados os distritos de As Eiras e de Tabagón (San Xoán e São Miguel). O terceiro elemento do território rosaleiro é a costa, quase retilínea, inóspita e agreste, de três quilômetros de comprimento. Um mar bravio fustiga constantemente as rochas graníticas desta costa nua. O quarto elemento do território rosaleiro são as cotas altas e os cumes que emolduram o vale do Carvalhas pela nascente e pelo poente.
  Os solos do município, que fazem possível um intenso cultivo, são variados, com meia dúzia de tipos, dois dos quais recebem o nome de "O Rosal" e "As Eiras".
  As observações relativas ao clima de O Rosal, comparadas com as de As Rias Baixas e com parte do Baixo Minho, prescindindo da linha costeira e centralizando-nos no vale de Tamuxe, são: certa continentalidade, com temperaturas mais altas no verão e mais baixas no inverno.
  Como um resumo do exposto sobre o clima, deve-se frisar que ao Sul dos montes de A Grova e O Galinheiro começa a área da laranjeira e do limoeiro, árvores presentes no solo rosaleiro; também há exemplares isolados de alcornoques, aproveitados para a construção das típicas colméias do país. Em O Rosal, inicia-se a transição das tênues pinceladas mediterrâneas que aparecerão mais claras e palpáveis nas paisagens transminhotas.

Aspectos humanos e econômicos

  A economia do município é bem variada, pois apresenta 3 quilômetros de costa, 6,2 quilômetros de ribanceiras do Minho, 1250 hectares de cultivo e 2815 hectares de montanha, em grande parte com tojo, um arbusto leguminoso, cujo fruto é uma vagem. Seu clima permite cultivar com êxito vinhas e outras frutas. Aqui se envasam e se exportam frutas que têm adquirido popularidade graças aos rosaleiros: os mirabeles, enlatados na fábrica local de conservas vegetais "Sanchez Garcia" e no Convento das Carmelitas Descalças. Trata-se de um fruto parecido com a ameixa, do mirabel, árvore originária da Europa Central. Também os vinhos de O Rosal desfrutam de fama em toda a Galícia. A estas culturas devem se acrescentar o milho e a batata, outrora base da alimentação.
  As duas frentes para o mar e para o Minho influenciam na economia: em Portecelo e Sanxián se pesca, apesar de ser um litoral bravio e castigado por fortes ondas. Por outro lado, aproveitam-se as algas que o mar lança em grandes quantidades em determinados momentos sobre os penhascos e a plataforma de abrasão. No Minho, pesca-se salmão, sável, enguia, angula e truta.
  Uma porcentagem importante da população de O Rosal trabalha nas fábricas de Vigo e na construção, deslocando-se diariamente para seu local de trabalho.
  Todos os distritos do município estão bem interligados. A estrada C-550, em seu ramal de Tui-A Guarda, atinge os distritos de As Eiras, San Xoán e San Miguel de Tabagón. Santa Marinha do Rosal dista 54 quilômetros de Vigo e 73 de Pontevedra.

Capitulo XXI ...

Eitor Martins

 

1


 
Voltar ao Índice do Livro ->>
 

 

 

Imobiliária Shalom - Creci - 34.012-SP
Rua Expedicionário, 312 - Ourinhos / SP
Telefone:(14) - 3322.1810
[email protected]
Redes Sociais
Como você quer ser atendido?
Copyright-2015 | RSG ARTES - Criação de Sites e Sistemas para Web | Imobiliária Shalom