(14)
3322.1810
-
(14)
99650-4140
Como você quer ser atendido?

Imobiliaria Shalom    

Imóveis em Ourinhos e região

 

Capitulo XII - A VISÃO DE UM HOMEM
Jacinto Ferreira e Sá

  Na pequena sede da fazenda de Jacintho, num imenso sertão, bem no meio do nada, aquele trabalhador inteligente e determinado, conseguiu, com ajuda de outros iguais a ele, "nossos pais e avós", construir uma cidade, a "Ourinho" (no singular), esta cidade que acolheu todos os precursores que aqui fincaram suas estacas.
  Ela acolheu com carinho os primeiros que aqui vieram de outros mares (meu pai e todos os imigrantes que aqui aportaram). Aconchegou em seu seio todos os que para aqui vieram, de perto ou de longe, deu-lhes alimentos e os agasalhou. Depois, acolheu a mim e a todos nós que nela nasceram, esta cidade que habitamos hoje, onde passamos nossas vidas, onde casei-me e criei meus filhos. Finalmente, esta cidade que acolheu, proveu e abraçou todos aqueles que vieram de outras plagas para tentar a sorte, ganhar a vida e aqui deixaram suas raízes (netos de nossos avós).
  Esta cidade que soube nos manter aqui e deu-nos guarida. Aquietou-nos em seu coração e nos protegeu com seu manto de mãe. Nós a vimos crescer e com ela nós crescemos e participamos de seu progresso e desenvolvimento. Tem ela, tudo deles, de Jacintho, Migliari, Ferrari, Mori, Cury, Leite, Brito, Pacheco e Chaves, Costa Junior, Abujamra, Christoni, Antonieto, Azevedo, Leite, Barbosa, Bessa, Brianez, Brisola, Caló, Camargo, Campion, Canda, Cardoso, Carnevalli, Chaves, Chiaradia, Constante, Fantinatti, Faria, Ferraz, Gomes, Grillo, Hahn, Harada, Hashimoto, Iamasita, Ishiguri, Ishikawa, Itoda, Iwano, Katsui, Kichise, Kobata, Kobuti, Komatsu, Kuniyoshi, Leão, Leite, Machado, Martins, Matachana, Matsunaga, Mella, Minami, Misato, Moraes, Nicolosi, Numa, Nunes, Oda, Oliveira, Pascoal, Pereira, Perino, Pimentel, Prado, Rabelo, Ribeiro, Rinkuro, Rodrigues, Romero, Ruiz, Sá, Sakaida, Saladini, Santana, Santos, Saraiva, Sato, Sekino, Shibata, Shinozaki, Silva, Soutello, Souza, Takafaci, Tanaka, Tatekawa, Thomé, Tocalino, Toda, Toloto, Tone, Tupiná, Ueno, Watanabe, Yamakawa, Yamamoto, Zanoni e de muitos outros. Tem ela um pouco de todos os que vieram depois deles e em especial um pouquinho de mim. Tudo tem de nós, que também a amamos e a respeitamos. Nós, que vivemos aqui, que nunca a abandonamos. É nela que eu quero ficar por derradeiro, nesta minha cidade natal, na minha terra que me viu nascer, junto daqueles que vieram primeiro e nunca mais retornaram, junto de meus pais, de meus amigos e de você.
  Esta cidade, que é minha, que é sua e de todos nós ourinhenses. Ela que nasceu no pensamento de um visionário ser humano que, ao adquirir uma vasta gleba de terra, perfeita para o cultivo de qualquer lavoura (para ele café), lembrou-se na linha férrea, parada, estacionada longe, também no meio do nada e imaginou aquela linha férrea rasgando suas terras e um trenzinho passando no meio de sua fazenda e uma cidade inteira em volta desse trem.
  E então nasceu o primeiro núcleo, formado por pequenas habitações de operários e esse núcleo cresceu, transformando-se num povoado, depois... numa cidade.
  Se Jacintho Ferreira e Sá vislumbrou mesmo uma cidade nascendo em sua fazenda, isso é impossível sabermos agora. Mas é possível afirmarmos que foi ele quem quando prefeito de Ourinhos, projetou as primeiras ruas, largas, modernas, dando a entender que aquele povoado que se formava um dia se transformaria em uma cidade muito maior, em uma Metrópole.
  Ele não era tolo, pelo contrário; ele olhou para o futuro e viu sua obra perpetuar-se.

Capitulo XIII ...

Eitor Martins

 

1


 
Voltar ao Índice do Livro ->>
 

 

 

Imobiliária Shalom - Creci - 34.012-SP
Rua Expedicionário, 312 - Ourinhos / SP
Telefone:(14) - 3322.1810
[email protected]
Redes Sociais
Como você quer ser atendido?
Copyright-2015 | RSG ARTES - Criação de Sites e Sistemas para Web | Imobiliária Shalom